Visita Técnica à FIAT




No dia 24 de abril, o primeiro período de administração do CEFET-MG visitou a fábrica da FIAT automóveis em Betim. A visita foi muito produtiva, pois acrescentou aos alunos conhecimentos sobre produção, linha de montagem, atividades administrativas, etc, que podem ser de grande importância para a formação de futuros administradores.

Primeiramente vamos citar algumas características da fábrica de Betim e da FIAT em geral:

  • FIAT-Fábrica Italiana de Automóveis de Torino
  • Maior grupo industrial da Itália
  • Presente em 60 países
  • Tem no Brasil seu maior mercado
  • A sua fábrica em Betim é a maior da empresa no mundo e a maior fábrica da América Latina.
  • A fábrica de Betim possui 23000 funcionários sendo que 14000 são diretos.

· Hoje produz cerca de 3000 carros por dia, mais que até 2010 pode chegar à marca de 5000 carros por dia.

Durante a visita tivemos contato, com os vários mecanismos utilizados pela fábrica para manter a qualidade tanto da parte produtiva como na administrativa. Na parte de produção pode-se destacar alguns dos métodos utilizados, a industria é altamente mecanizada, onde as maquinas substituem a mão-de-obra de vários operários, para evitar o desperdício na produção é utilizado o Sistema Just in Time onde as peças necessárias para a montagem dos carros chegam de acordo com a necessidade. A área administrativa da fábrica, na maior parte é sempre perto da linha de produção, vizando sempre uma maior comunicação entre chefe-operário e maior facilidade na solução de problemas.Os funcionários da fabrica sempre passam por programas motivacionais e são gratificados pelos bons resultados, na fabrica constantemente são aplicados métodos de gestão da qualidade como o 5S.
Não há como esquecer também da preocupação da FIAT com o meio ambiente, na fábrica de Betim há uma estação de tratamento de água que significa uma grande economia e representa sustentabilidade e independência para a fábrica.

0 comentários: