Teoria Neoclássica da Administração

A Teoria Neoclássica da Administração surgiu em um momento de profundas mudanças e transformações no mundo das organizações. Surgiu da necessidade de se utilizar conceitos relevantes da Teoria Clássica, devidamente atualizados e desprovidos de exageros e generalizações, mesclados com conceitos de teorias administrativas mais recentes.
A escola Neoclássica é marcada pelas seguintes características: ênfase na prática da Administração; reafirmação relativa dos postulados clássicos; ênfase nos princípios gerais de Administração; ênfase nos objetivos e resultados; teoria eclética.
A teoria Neoclássica considera a Administração uma técnica social, no qual o administrador , além de conhecimentos técnicos deve ser capaz de coordenar as atividades grupais , possibilitando que o grupo alcance seus objetivos.
Os autores neoclássicos abordaram como aspectos administrativos comuns às organizações: objetivos bem definidos; funções administrativas bem implantadas; utilização de funcionários eficientes e eficazes.
Os princípios básicos de organização defendidos pelos neoclássicos são: divisão do trabalho; especialização; hierarquia e amplitude administrativa.
Diante o vertiginoso crescimento das organizações surgiram os conceitos de “centralização” e “descentralização” ligados à aplicação de autoridade e responsabilidade nas organizações. O primeiro conceito defende a centralização de autoridade e responsabilidades no topo hierárquico, enquanto o outro defende a descentralização dos mesmos nos diversos níveis hierárquicos. Nesse contexto o administrador deve ser capaz de utilizar ambos os processos de acordo com a situação vivenciada, já que tanto a centralização quanto a descentralizações possuem vantagens e desvantagens consideráveis.
A abordagem Neoclássica considera como funções do administrador: planejar; organizar; dirigir e controlar. Juntas, as funções administrativas formam o processo administrativo. O planejamento consiste em determinar antecipadamente os objetivos a serem atingidos e os meios para alcançá-los. A organização é a função administrativa que consiste em organizar, estruturar e integrar os recursos e atividades necessárias para a implantação do que foi planejado. A direção é a função administrativa focada nos recursos humanos, já que aborda a comunicação, motivação e liderança exercida pelo administrador , com o intuito de influenciar seus subordinados e assim alcançar os objetivos traçados. O controle consiste em averiguar se o que foi planejado, organizado e dirigido se adequou aos objetivos previamente estabelecidos; essa etapa possui as seguintes fases: estabelecimento de critérios e padrões; observação do desempenho; comparação entre o desempenho e o padrão; ação corretiva. Tais funções administrativas podem ter abrangência institucional (envolve toda a empresa); intermediaria (envolve departamentos) ou operacional (envolve tarefas e operações).
Apesar de ser eclética e abrangente, a Teoria Neoclássica da Administração não está isenta de falhas e críticas. O processo administrativo atualmente se encontra flexível e adaptável a diversas situações diferentes , assim nenhuma teoria administrativa é capaz de abranger a sua totalidade.

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