Liderança

Estudo da FNQ mostra novos valores da gestão e perfil do líder

A FNQ, em parceria com a Omni Marketing, lança uma pesquisa inédita sobre a Liderança em uma Sociedade em Transformação. A pesquisa visou promover uma reflexão sobre a Liderança em um cenário de novos paradigmas e conseguiu obter um amplo diagnóstico sobre o tratamento conferido pelas organizações brasileiras a este tema.

Foram ouvidos 254 CEOs de organizações selecionadas entre as empresas-membro da FNQ, entre a rede de relacionamento da instituição e também líderes dos principais rankings corporativos. Ao aderir à pesquisa, essas organizações – de diferentes portes e tipos de negócios – contribuíram para o desenho de um painel até então inédito no País.

Realizada em maio de 2007 e discutida em junho, durante o V Fórum Empresarial, a pesquisa foi estruturada em quatro blocos:



Perfil da Organização (Atividade, Porte e Tipo de Organização).
  • Novos Paradigmas (Concordância e Impacto na gestão da Organização).
  • Modelo de Gestão (Construção do Modelo de Gestão ideal e Estágio de desenvolvimento e disseminação de cada prática na Organização).
  • Perfil de Liderança (Construção do Perfil de Liderança ideal e Estágio de desenvolvimento e disseminação de cada função/ atributo entre os líderes da Organização).
  • Os principais resultados apontam uma concordância quase absoluta dos empresários de que as organizações são sistemas vivos e que hoje operam cada vez mais sobre a forma de rede dinâmicas e abertas. Mas, a distância entre o que os entrevistados consideram de grande importância para a organização e o impacto da mesma no funcionamento das instituições ainda é grande.

    Nesse cenário, a figura do líder emerge como fundamental na perseguição de objetivos da organização em que relações colaborativas são tão ou mais importantes que as competitivas. O novo líder sai da antiga imagem vertical do chefe autoritário e controlador para o líder focalizador, ajustando o foco das ações; um mentor, capaz de envolver as pessoas e disseminar valores; um catalisador, que faz as coisas acontecerem pela sua simples presença; e um símbolo, aquele que representa e evoca a organização, dentro e fora dela.

    Apesar de agrupar uma série de características básicas indispensáveis, o líder do século 21 não tem um estereótipo definido. Dependendo da empresa, da área e da própria personalidade do profissional, umas ou outras características se sobrepõem às demais, sem prejuízo do conjunto.





    Liderança em uma Sociedade em Transformação

    Esta publicação relata os principais resultados dos debates ocorridos durante o Fórum Empresarial de 2007, o quinto de uma série de eventos promovidos anualmente pela FNQ, dedicados ao debate dos fundamentos da Excelência em Gestão à luz da rápida evolução do cenário em que vivem as organizações. Cada encontro representa um esforço coletivo e colaborativo de inovação conceitual, no sentido de garantir a modernidade e atualização dos alicerces do Modelo de Excelência da Gestão®, em linha com as melhores práticas adotadas pelas organizações no País e no mundo.

    Foi assim no IV Fórum, realizado em 2006, que ao colocar em debate as conseqüências práticas dos Novos Paradigmas que caracterizam o cenário atual de mudanças significativas, denominadas de Era de Incertezas e Contrastes, concluiu com uma proposta bastante avançada a revisão dos Fundamentos da Excelência em Gestão. Em conseqüência desta ação, a FNQ implementou um processo de adaptação aos novos conceitos dos critérios, métodos e métricas inerentes ao Modelo de Excelência da Gestão®.

    Em 2007, visando o aprofundamento das análises, a FNQ definiu como tema prioritário de estudos, a Liderança – justamente um dos Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão. Em consonância com essa escolha, o V Fórum focou as discussões - sob o lema Liderança em uma Sociedade em Transformação - no papel desse importante fundamento no cenário dos novos paradigmas.

    O debate se baseou nos resultados de uma pesquisa inédita, especialmente encomendada para o Fórum. Esses resultados, que se encontram sumarizados neste documento, propiciaram uma análise informada e um vivo debate sobre as opiniões de uma amostra relevante do mundo empresarial brasileiro a respeito de diversos temas vinculados ao papel da liderança nesse novo cenário, indo da aderência dos executivos ao modelo de gestão decorrente dos novos paradigmas a suas visões sobre o perfil ideal e o papel de liderança nos novos tempos assim como o seu estágio atual no ambiente brasileiro.

    Tema em rápida evolução, a conclusão só poderia indicar uma direção: a continuidade dos estudos. Assim, o Fórum identificou e formulou uma série de questões relevantes, necessitando de estudos mais aprofundados, e recomendou à FNQ a constituição de um Centro específico dedicado a estudos e debates sobre Liderança - o perfil e o papel do Líder do Século XXI.

    Maiores informações sobre a publicaçao "Liderança em uma Sociedade em Transformação" e a descrição completa dos seus fundamentos, além do modo que cada um é colocado em prática pelas organizações pode ser encontrado nas publicações do site da Fundação Nacional da Qualidade. http://www.fnq.org.br

    Para fazer o download da publicaçao, clique na capa da mesma, no topo da postagem.

    0 comentários: