Síntese: A Abordagem Clássica da Administração








A Abordagem Clássica é composta por duas teorias administrativas: a Administração Científica e a Teoria Clássica.
A Administração Científica foi fundada no início do século XX ( 1911 ) pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor. O nome administração científica é devido à tentativa de aplicação de métodos da ciência aos problemas da administração, a fim de aumentar a eficiência industrial. No primeiro período de sua obra, Taylor se preocupou com a racionalização do trabalho dos operários, enquanto no segundo período voltou-se para a definição e divulgação de seus pricípios. A organização racional do trabalho, ORT, se fundamenta em substituir os métodos empíricos por científicos. Seus aspectos foram: análise do trabalho operário; estudos dos tempos e movimentos; divisão do trabalho e especialização do operário; estudo da fadiga humana; desenho de cargos e taregas; padronização das técnicas; supervisão funcional; incentivos salariais e melhores condições de trabalho como forma de aumentar o rendimento e utilização do conceito de "homo economicus", que considera o homem um ser mercenário. Taylor e seus seguidores criaram ainda os princípios da administração científica, com o intuito de auxiliar os administradores / gerentes em diversas situações do processo produtivo. Contudo, inúmeras críticas são feitas à administração científica. Os princípios foram: o mecanicismo da sua abordagem; a superespecioalização que limita o operário; a visão microscópica do homem; a ausência de comprovação científica em suas teses e princípios; a abordagem incompleta da organização; a limitação do campo de aplicação à produção; a abordagem prescritiva e normativa e a abordagem de sistema fechado.
A teoria Clássica da administração foi criada por Henri Fayol, em 1916, na França, e se caracterizou pela ênfase na estrutura da organização. Fayol definiu ainda os princípios gerais da administração, coletados de diversos autores da sua época; Tais princípios foram: divisão do trabalho; autoridade e responsabilidade; disciplina; unidade de comando; unidade de direção; subordinação dos interesses individuais aos gerais; remuneração do pessoal; centralização; cadeia escalar; ordem; equidade; estabilidade do pessoal; iniciativa e espírito de equipe. Entretanto, recebeu várias críticas, assim como a administração científica. Os principais foram: a abordagem simplificada da organização informal; a ausência de comprovação científica; o racionalismo de sua concepção; o mecanicismo de sua abordagem; a abordagem de sistema fechado e incompleta da organização.
Para as pessoas que querem saber mais sobre este assunto, é aconselhado a leitura do livro "Introdução à Teoria Geral da Administração", de Idalberto Chiavenato. tal livro foi utilizado como bibliografia desta postagem.

0 comentários: